sexta-feira, 4 de agosto de 2023

História do Depeche Mode : For The Masses - O Tributo

Hoje na História do Depeche Mode (04 de agosto de 1998): 

Data de lançamento do tributo : "For The Masses", pela 1500 Records.


O álbum apresenta covers da banda por artistas como Smashing Pumpkins, The Cure, Deftones, Rammstein e God Lives Underwater. 
"É realmente lisonjeiro", comentou o cantor Dave Gahan, do Depeche Mode, na MTV News. 
"É interessante ouvir a perspectiva dos outros sobre nossas músicas, a maneira como elas as ouvem e a forma como as gravam. 
Eu particularmente gosto da versão Smashing Pumpkins de 'Never Let Me Down', porque é o oposto do que você esperaria que os Pumpkins fizessem com isso."
'For The Masses' estava em andamento há quase dois anos, de acordo com Gary Richards, co-chefe da gravadora e coprodutor do projeto.
"Alguns anos atrás, meus colegas de quarto e eu estávamos sentados uma noite e pensamos que seria uma boa ideia ter alguns de nossos amigos gravando músicas do Depeche Mode. 
Os colegas de quarto de quem Richards fala são Jeff Turzo (que coproduziu o projeto com Richards) e David Reilly do God Lives Underwater.
 "For The Masses" representa um planejamento meticuloso e muito tempo de estúdio. A estação de rock moderno de Los Angeles KLLY-FM vazou algumas faixas no pré-lançamento no ar, o que levou a uma rápida ordem de cessar-e-desistir a partir de 1500, bem como uma promessa relatada nunca mais fazer negócios com a estação.
Uma enorme curiosidade cresceu em torno do projeto, alimentado por meses de especulação sobre quais artistas estariam cobrindo quais músicas.
Então, quem assinou? 
The Cure ('World In My Eyes'), Smashing Pumpkins ('Never Let Me Down Again'), God Lives Underwater ('Fly On The Windscreen'), Dishwalla ('Policy Of Truth') e Veruca Salt ('Somebody'). Rabbit in the Moon ('Waiting For The Night'), Gus Gus assume 'Monument', Apollo 440 lançam um intenso trabalho de 'I Feel You' e Hooverphonic respiram através de 'Shake The Disease' enquanto Meat Beat Manifesto explode através de 'Everything Counts'. Menção especial também deve ir para Self que consegue dar uma nova roupagem para "Shame".
Segundo Turzo, montar "For The Masses" foi uma tarefa difícil, desde encontrar os artistas certos até convencê-los a se envolverem. 
Agora que o disco está finalmente completo, ainda há bandas que ele gostaria de ter visto se apresentar no LP.
"Foi difícil no começo", disse ele. 
"Failure, nossos amigos de L.A., decidiram por 'Enjoy The Silence'. Então Dishwalla se envolveu e finalmente The Cure. Uma vez que o The Cure veio a bordo, todos queriam fazê-lo. Com o tempo, poderíamos ter feito um álbum duplo."
Enquanto muitos artistas clamavam para obter uma música sobre o tributo, o vocalista do Depeche Mode, Dave Gahan pediu especificamente que Marilyn Manson gravasse uma faixa. 
Infelizmente, eles estavam trabalhando na continuação de "Antichrist Superstar" de 1996 e estavam muito ocupados para gravar "Personal Jesus" como esperado.
Richards também queria que Trent Reznor - que é um grande fã do Depeche Mode - contribuísse com uma faixa, mas ele também estava atolado trabalhando no próximo álbum do Nine Inch Nails. 
Os Foo Fighters e Bush também queriam contribuir com faixas, mas não conseguiam encaixar o projeto em seus horários. 
Richards admite que, embora ele e Turzo tenham montado o álbum, ele deve todo o crédito à sua inspiração, ao compositor do Depeche Mode, Martin Gore.
"Depeche Mode é nossos Beatles. Colocamos Martin Gore na mesma categoria que John Lennon quando se trata de escrever músicas."
"Nosso objetivo sempre foi fazer um bom disco, não uma zombaria com as músicas do Depeche Mode", acrescentou Turzo. 
"Queríamos fazer um disco legal que você pudesse sentar e curtir. E eu acho que nós fizemos isso. Apesar da lista de desejos incompletas de Turzo de participantes, o álbum coleciona um verdadeiro time de sonhos de influências óbvias do Depeche.

1998-09-xx - BONG #37:
For The Masses :
Demos uma olhada mais de perto no álbum tributo "For The Masses" (lançado em 4 de agosto) e descobrimos por alguns dos artistas por que eles decidiram contribuir para esta compilação com seu próprio cover do Depeche Mode, e o que tem no DM que os inspira.
Gary Richards (fundador da 1500 Records e produtor do tributo): 
"Pedimos aos artistas que gostávamos se eles quisessem fazê-lo. No que me diz respeito, era apenas  obter os artistas certos e deixá-los expressarem o que o Depeche significa para eles." 
Dave Wyndorf (Monster Magnet): 
"Eu cresci com o Depeche Mode e estou lisonjeado por ser incluído nesta coleção." 
Jeff Turzo (God Lives Underwater): 
"Quando meu parceiro David e eu ficamos juntos pela primeira vez, começamos a fazer música quando tínhamos 15 anos e Depeche Mode era o grupo. Na época eles eram nossos Beatles - eles eram o grupo que quando estávamos saindo e ouvindo pela primeira vez. Os Beatles e todos esses discos ainda são incríveis para nós, mas não estávamos lá da primeira vez, e Depeche Mode era uma banda que estávamos experimentando enquanto eles se desenvolveram. Eles foram incríveis para nós – essas músicas incríveis e sons incríveis que não soavam como nada ou ninguém. Foi isso que inspirou David e eu a começar uma banda." 
Noko (Apollo 440): 
"Conhecemos um riff de guitarra matador quando ouvimos um. O de I Feel You nos permitiu deixar nossa banda ao vivo de três peças solta."
Robert Smith (The Cure): 
"Nos últimos 13 anos, acho que o Depeche criou um ótimo estilo. Desde seu uso inovador de sons incomuns, passando por sua justaposição muitas vezes estranha de emoção lírica e precisão musical, até seus gráficos instantaneamente reconhecíveis e imagem visual, eles são um de um grupo seleto – uma banda única. Eles também fizeram algumas canções fantásticas!!!" 
Billy Corgan (Smashing Pumpkins): 
"Nosso maior tributo ao Depeche Mode é que sempre fomos fãs... Depeche Mode escreve ótimas canções, elas são sempre fantásticas, mas acima de tudo incorporam o verdadeiro espírito do rock com seu mistério e escuridão." 
Biggi Veira (Gus Gus): 
"Quando apresentado ao Depeche Mode por um amigo, foi amor ao primeiro som. As versões de 12 polegadas de Leave In Silence, Get The Balance Right e Love InItself foram minhas primeiras favoritas. Quando abordado com a ideia de gravar uma faixa para o álbum tributo, não era uma pergunta. Eu não conseguia me ver adicionando nada a faixas como Everything Counts e People Are People, então escolhendo Monument, uma faixa discreta de seu segundo álbum, e definitivamente um dos meus favoritos – pensei que poderíamos adicionar algo à saga Depeche Mode." 
Self: 
"Depeche Mode é / era como a antítese de tudo o resto que foi enfiado em nossos rostos nos anos 80. Depois de ouvi-los, achei os teclados em Jump do Van Halen bem humorados. Eu estava no Electric Ladyland Studios de Nova York em 1996, enquanto Depeche Mode estava gravando seu novo disco, e vi a enorme quantidade de equipamento que eles possuem. Eu só espero que eles estejam impressionados com a minha falta dele. 
Frank Duchene (Hooverphonic): 
"Shake The Disease é uma das músicas mais introvertidas do Depeche Mode. A outra música que conheço que tem a mesma intimidade é Somebody. Foi legal olhar para ela como nossa própria versão – menos escura, mas ainda muito pessoal. Queríamos alcançar a mesma fusão de eletrônica e voz, mas desta vez com um pequeno quarteto de cordas e uma abordagem diferente da mixagem, de modo que obtivemos um personagem menos estreito do que a maioria dos discos dos anos 80. Esperamos que todos gostem." 
Chino Moreno (Deftones): 
"Escolhi gravar To Have And To Hold porque um dia acordei no ônibus e me senti mal. Então To Have And To Hold veio, e eu li a letra, e me senti melhor. Depeche Mode é uma das minhas bandas favoritas, e eu acho que suas melhores coisas ainda estão por vir."














Um excelente tributo ao Depeche Mode !
A banda merecia um novo tributo de outros artistas que gravaram mais músicas deles, ao longo dessas últimas décadas !
Faith & Devotion !!!
JeanBong13

Nenhum comentário:

Postar um comentário