segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

Dave Gahan & Soulsavers - Coliseum, London 05/12/2021 : Uma reinvenção brilhante e altamente pessoal...

Devotos, gostei muito dessa crítica sobre o show, estou repassando aqui... 

E algumas fotos que recebi, espero que gostem.

"É tranquilo", diz Dave Gahan com um sorriso largo. "Eu gosto disso."

Você pode ver o ponto dele. 

Depeche Mode é uma banda de estádio, vendendo enormes locais dez vezes maiores que o Coliseu de Londres, mas algo sobre a intimidade de entregar fielmente as músicas em 'Imposter' – sua "história de canções" com soulsavers adaptáveis de Rich Machin – e (principalmente) não mergulhar no catálogo de volta do Depeche Mode, faz todo o sentido neste teatro. 

Este é um local normalmente projetado para balé e ópera, onde todo o público precisa ser capaz de experimentar uma certa proximidade com a performance. 

Os covers de 'Imposter' foram todos escolhidos porque significavam algo pessoal para Gahan, exigindo assim um local que nos permitisse estudar sua resposta aberta e catártica às canções sem o auxílio de telas e um auditório cavernoso.  

Isso, para ser claro, não é sobre desempenho – o enérgico e insistente Gahan raramente tem lutado para se apresentar. 

Trata-se de algo muito maior. Trata-se de Gahan se encontrar, desalgemado do que seu público passou a esperar dele, no processo revelando mais de si mesmo do que nunca.

Quando ele entrega as canções mais roqueiras – "Metal Heart" do Cat Power, "I Held My Baby Last Night", de Elmore James, "The Desperate Kingdom Of Love" de PJ Harvey – é como se Gahan se tornasse desamparado, perseguindo o palco e fazendo formas angulares e contorcidas enquanto ele responde à intensidade selvagem da música, seu corpo torcido em êxtase sagrado. 

Quando ele interpreta o inseguro "Shut Me Down" de Rowland S. Howard, parece que estamos olhando profundamente para a alma angustiada, atormentada e arrependida de Gahan. 

Quando ele executa o feliz e triste "Smile" de Charlie Chaplin – apenas ele mesmo, o baixista Martin LeNoble e o pianista Sean Read – tem uma poderosa simplicidade e ternura, sua voz lindamente desadornada, revelando uma clareza e polimento que muitas vezes passa despercebida no trabalho diurno de Gahan com o Depeche Mode. 

Tão perfeitamente discreto é a apresentação da canção que eu ficaria muito feliz se Gahan adiasse outro álbum do Depeche e seguisse 'Imposter' com um álbum de covers de Frank Sinatra ou Dean Martin, apenas ele e acompanhamento mínimo. Ou um álbum de padrões de grandes bandas. Ou um álbum de músicas gospel. Ou um álbum de canções de Natal. Ou um álbum de canções folclóricas – apenas Gahan e um violão e gaita.

As músicas escolhidas para 'Imposter' originaram-se de um ponto de baixa autoestima como cantor em comparação com os grandes (embora ninguém concordaria completamente com Gahan sobre isso depois de assistir até mesmo 30 segundos de um show do Depeche Mode). Aqui, ainda mais em um cenário ao vivo do que no registro, Gahan fez deles o seu próprio, sua voz tão confortável cobrindo Neil Young, Dylan ou PJ Harvey como os brilhantes sapatos cubanos que ele está usando no palco. 

Quando ele executa um cover primitivo, cru, mas estranhamente inevitável de "Personal Jesus" no bis, parece que ele está tocando uma música com letras, movimentos de dança e gestos agradáveis para a multidão que ele conhece tão bem quanto as tatuagens em seus braços, e ainda assim não é mais uma música do Depeche Mode: é Dave Gahan cobrindo uma música do Depeche Mode. 

A diferença, no contexto do 'Imposter', é significativa.

"Personal Jesus" teve a melhor reação, como qualquer música do Depeche teria feito. 

Para este revisor, o momento mais importante aconteceu durante o esparso 'Lilac Wine', uma canção que trata das consequências intoxicantes do amor. O arranjo de Rich Machin da canção que ficou famoso por Nina Simone e Jeff Buckley caiu em quase silêncio enquanto Gahan cantava a frase crucial "Isso me faz ver o que eu quero ver / E ser o que eu quero ser". 

Agora, é isso que Dave Gahan quer ser. 

Ele o encontra em seu mais auto-confiante e humilde, talvez em seu mais autêntico. 

Assistir e compartilhar sua metamorfose em uma das menores audiências desde os primeiros dias do Depeche Mode foi tão intoxicante e afetando quanto o vinho lilás (Lilac Wine) do qual ele cantou.

Mat Smith/Clash Music

Fonte :

https://www.clashmusic.com/live/live-report-dave-gahan-soul-savers-coliseum-london

Tradução : JeanBong13


Set List :

The Dark End Of The Street

Strange Religion

Lilac Wine

I Held My Baby Last Night

A Man Needs A Maid

Metal Heart

Shut Me Down

Where My Love Lies Asleep

Smile 

The Desperate Kingdom Of Love

Not Dark Yet

Always On My Mind

Revival (Soulsavers)

Personal Jesus (Depeche Mode)

John The Revelator (Depeche Mode)

Shine (Soulsavers)

Take Me Back Home (Soulsavers)


Existe um pequeno livro do Imposter para essa tour :








E nessa noite, quem prestigiou Dave, foi o Gordeno !


Fotos : recebidas de amigos de vários grupos, as fontes devem ser do Instagram de diversas pessoas...
Faith & Devotion !!!
JeanBong13

2 comentários:

  1. Dani minha querida, esse show está muito lindo...
    Obg por visitar a página...
    Faith & Devotion !
    JeanBong13

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