sexta-feira, 1 de setembro de 2023

Alan Wilder : detalhes sobre os fatos com o acidente do avião, em 1994.

Aqui um texto sobre uma "equivocada" tradução de uma matéria nos anos 90, sobre o Alan, que até hoje gera polêmicas, então vamos explicar :
Em 1994, o Alan presenciou de muito perto, a queda de um avião, e algumas traduções foram infelizes (difícil de achar hoje em dia), e durante muitas publicações, "mataram" Wilder por engano.
Na época, uma simples questão de "control C / control V" (sem checar a veracidade da notícia).
Hoje, poderíamos incluir numa lista de "Fake News", mas na época, foi um infeliz erro de tradução.
Como pode ser visto nesse detalhe aqui :


(não me lembro o nome da revista, tenho apenas o recorte, não lembro a referência, mas lembro que foram várias fontes diferentes, algumas chegando a falar que ele estava no avião).
Até mesmo na wikipédia, o erro ainda é visível, mesmo passado décadas...


Alan continua vivo, fez vários albuns com o Recoil e uma única tourné, a "Selected Events" (que gerou o dvd ao vivo "A Strange Hour In Budapest") muito boa, por sinal, e que passou pelo Brasil :


 Atualmente ele está se dedicando a sua família.

Mas, vamos aos fatos reais :
Alan Wilder, do Depeche Mode, escapou por pouco da morte quando um avião Tornado da RAF caiu em uma encosta perto de Lochearhead, Perthshire, na Escócia, em 1 de setembro de 1994, matando os dois aviadores a bordo.



Wilder foi banhado por destroços que se espalharam pela estrada, no trecho da estrada tronco A85 entre Lochearnhead e Lix Toll perto de Killin, depois que o avião caiu a cerca de 200 metros de distância de seu carro de capota aberta.


O impacto deixou uma cratera de 20 metros perto da estrada.
Wilder emitiu agora uma declaração dando seu relato da tragédia, da seguinte forma:
Enquanto me aproximava de uma curva acentuada na estrada, o som do Tornado apareceu atrás de mim, e quando olhei para cima, a parte de baixo da aeronave não estava mais do que 50 pés acima de mim.
Para meu espanto, o avião caiu ao lado da estrada no vale cerca de 200 metros à frente. Aparentemente ele estava viajando a aproximadamente 400 milhas por hora.
Quando desviei da estrada para uma trilha da Fazenda, ouvi o som do impacto e testemunhei uma enorme explosão da qual a fumaça e os destroços quase me engoliram.
Outra testemunha correu para chamar a polícia enquanto eu dirigia em torno da curva em direção ao local.
Ao mesmo tempo, partículas de carbono, etc, começaram a chover sobre o carro de capota aberta. Além da curva, partes dos corpos dos aviadores mortos eram claramente visíveis na estrada (ou seja, partes de um cinto de segurança com restos de orgãos), um paraquedas, estilhaços em chamas e um cheiro forte e doce de combustível.
Depois que a polícia chegou, decidi sair do local para evitar atrasos, pois muitos carros tinham chegado, e não havia mais nada para fazer.
Foi só neste momento que percebi a sorte que tive, uma fuga incrível que tive.
Eu certamente teria sido morto ou, pior, mutilado, se eu estivesse 10 segundos mais adiante em minha jornada.
A coisa mais incrível é a chance em um bilhão de pessoas que acontecem e eu estar lá naquele momento em particular dadas todas as circunstâncias.


Mais tarde, o MOD divulgou os nomes dos aviadores mortos : o navegador Patrick Harrison, de 33 anos, e o tenente de voo Peter Mosley, 31.
Eles estavam em um treinamento de rotina da RAF Norfolk quando o acidente aconteceu.




A faixa Black Box, do album Liquid, é baseada nesse fato, nas palavras de Wilder :
"Black Box", foi inspirada por algo que aconteceu em 1994, quando eu e minha parceira Hepzibah estávamos dirigindo no meio do nada na Escócia e um bombardeiro Tornado literalmente caiu na nossa frente. Dois aviadores foram mortos como resultado.
Fiquei pensando nisso, e a idéia do piloto e o que estava passando pela cabeça dele durante os últimos 30 segundos de sua vida ficou comigo.
Era também a noção de um evento tão instantâneo deixando você com a sensação da banalidade da vida contínua - os pássaros estavam cantando, enquanto você podia sentir o cheiro do combustível no ar e tudo continuou normalmente.
No final, tornou-se uma espécie de conceito para todo o álbum - somos deixados dentro da cabeça de um homem caindo em um acidente de avião.
Sua vida passa diante dele e à medida que o LP se desenrola, uma série de memórias vêm na forma das histórias que se seguem...

Fontes :
http://www.recoil.cz/?bio/horror/en

https://www.heraldscotland.com/news/12690394.tornado-death-crash-two-killed-as-tornado-hits-hillside/

Tradução e Adaptação : JeanBong13
Espero ter ajudado a esclarecer, mais um "fato curioso"...

Faith & Devotion !!!
JeanBong13

Nenhum comentário:

Postar um comentário