quarta-feira, 6 de outubro de 2021

História Do Depeche Mode : Speak & Spell (Album)

Hoje na História do Depeche Mode (06 de novembro de 1981) :
(A data de 05 de outubro de 1981 da página oficial, é uma data errada):
Data de lançamento do album Speak & Spell, no Reino Unido.
Capa diferente : Prensagem da Capitol Records, Los Angeles


Há alguns anos atrás, Michael Rose, uma pessoa bem detalhista em Depeche Mode, encontrou muitas informações que sugerem que o álbum foi realmente lançado em 6 de novembro. 5 de outubro foi provavelmente a data planejada, mas depois foi adiada:  talvez pelo fato de Vince Clarke ter dito à banda uma semana antes que ele ia deixar a banda, também teve algo a ver com isso.
Existem evidências na extinta página de Deb Danahay no Facebook 'Depeche Mode Information Service' em 2015, e algumas páginas de fãs tomaram nota disso e agora declararão a data de lançamento como tendo sido em 6 de novembro, mas a maioria das páginas de fãs ainda afirmará que o álbum foi lançado em 5 de outubro.
Daniel 'BRAT' Barassi foi informado sobre isso, já que Depechemode.com ainda afirma que o álbum foi lançado em 5 de outubro, mas ele nos disse que a direção do DM lhe disse que a lista oficial de datas de lançamento do álbum do DM deve permanecer consistente em todos os momentos, então se eles forem alterar a lista de datas de lançamento agora, então um novo arquivo irá declarar "6 de novembro" enquanto outro arquivo antigo ainda vai declarar "5 de outubro" e eles não querem isso, por isso eles não vão corrigir esta lista nunca (nem alterarão as listas de datas da turnê passada, que também contêm alguns erros descobertos ao longo dos anos).
Alguns fatos levam a data para o dia 06 de novembro :
01 - Sounds 3 de outubro de 1981 - "A banda também deve lançar um álbum, ainda sem título, na Mute Records em novembro. O LP já está concluído, mas foi adiado pela escassez de fábricas prementes no Reino Unido e pelo monopólio das grandes gravadoras."
02 - Record Mirror 10 de outubro de 1981 - "e o album do Depeche Mode que inclui 'Can't Get Enough' e 'New Life' hits sai em novembro."


03 - NME 17 de outubro de 1981 - "Depeche Mode terá seu álbum 'Speak And Spell' lançado pela Mute Records em algum momento no próximo mês."
04 - Record Mirror 24 de outubro de 1981 - "No próximo mês, o lançamento do LP de estreia de Depeche, devidamente coincidindo com uma turnê."
05 - Sounds 31 de outubro de 1981 - "Depeche Mode, que lança seu primeiro álbum chamado "Speak And Spell" em 7 de novembro, preparou uma turnê para ir com ele."
06 - Revista Cash Box 27 de fevereiro de 1982: "Seu primeiro LP, "Speak & Spell", enviado em novembro passado, [...]"
07 - Outro fator a ser levado em conta é quando o álbum foi revisado pela imprensa:
Melody Maker reviu o álbum em sua edição de 31 de outubro.
A NME revisou o álbum em sua edição de 7 de novembro.
A Record Mirror reviu o álbum em sua edição de 7 de novembro.
Smash Hits reviu o álbum em sua edição de 12 a 25 de novembro.
Smash Hits incluiu um anúncio de página inteira para o novo álbum e turnê em sua edição de 29 de outubro a 11 de novembro.
Por essas e outras, é certeza que a data mais próxima do correto, seja 06 de novembro, e não 05 de outubro, mas, vamos falar do disco :
Speak & Spell é o álbum de estreia do Depeche Mode.
Foi o único álbum que contou com a presença do membro fundador da banda, Vince Clarke, que mais tarde formaria o duo Erasure, sendo este, responsável pela autoria da maior parte do material composto para Speak & Spell.
Por isso, esse álbum é melodicamente mais leve que os trabalhos posteriores do Depeche Mode.
O álbum foi relançado remasterizado em Abril de 2006.
Estimativas dizem que vendeu pouco mais de 400.000 cópias no mundo, até 2007










Album importante para o Synth Pop ! Um Marco para a época !
Embora provavelmente ninguém apreciasse totalmente na época, talvez muito menos da banda! 
A estréia do Depeche Mode é ao mesmo tempo um disco pop conservador e funcional e um lançamento inovador. 
Enquanto vários pioneiros do synth tinham vindo antes - Gary Numan, início da Human League, final dos anos 70 Euro-disco, e acima de tudo Kraftwerk todos tiveram clara influência em Speak & Spell.
O crédito pelo sucesso do álbum tem que ir para o principal compositor Vince Clarke, que estenderia e, sem dúvida, aperfeiçoaria a fórmula synth pop com Yazoo e Erasure; os clássicos primeiros singles "New Life", "Dreaming of Me" e "Just Can't Get Enough", juntamente "What's Your Name" até a mal-humorada "Photographic", mantenham tudo em movimento. 
Dave Gahan subestima cerca de metade do álbum, e os dois números de Martin Gore não têm a distinção de seu trabalho posterior, mas Speak & Spell continua sendo uma alegria não diluída.

Fonte : Wikipedia & AllMusic
Faith & Devotion !!!
JeanBong13

Nenhum comentário:

Postar um comentário