domingo, 29 de outubro de 2023

História Do Depeche Mode : Blasphemous Rumours / Somebody (Single)

Hoje na História do Depeche Mode (29 de outubro de 1984):
Data de lançamento do single de Blasphemous Rumours / Somebody, no Reino Unido.


"Blasphemous Rumours"/"Somebody" é o décimo segundo single do Depeche Mode no Reino Unido e primeiro single double A Side, (duas faixas de divulgação, num mesmo single) lançado em 29 de outubro de 1984.
Ambas as músicas são do album Some Great Reward.
"Somebody" é o primeiro single com Martin Gore nos vocais.
Os versos de "Blasphemous Rumours" descrevem uma menina de 16 anos que tenta suicídio, mas falha. Ela experimenta um renascimento religioso, mas é morta em um acidente de carro aos 18 anos. 
O refrão usa esses incidentes para concluir, "Eu não quero começar qualquer rumor blasfemo / mas eu acho que Deus tem um senso de humor doente / e quando eu morrer, espero encontrá-lo rindo".
Como outras canções em Some Great Reward, a canção usa um som denso com ampla percussão de amostra.
Quando o Depeche Mode anunciou que eles estavam planejando lançar "Blasphemous Rumours" como um single, tiveram um grande empecilho da comunidade religiosa resultou e, conseqüentemente, a banda decidiu como um compromisso, lançar o single como um double-A side com "Somebody".
"Somebody" foi cantada por Martin Gore no estúdio nu, para que conseguisse uma versão mais intimista possível, inclui uma das reviravoltas de Gore, onde a música se constrói como se fosse uma canção sobre encontrar seu amor perfeito, apenas para revelar no final "embora coisas como esta me deixar doente / em um caso como este eu escaparei disso."
Ainda sobre "Somebody" :
Martin L Gore:
"Para mim, a música tem que ser parcial e não  contar toda a história. Por isso, dei uma reviravolta, no final de ‘Somebody’. Você pode achar que sou um pouco cínico, quando falo de amor nas minhas músicas e, posso até ser! Os relacionamentos têm um lado sombrio e, gosto de escrever sobre isto."
Em 1989, durante a divulgação do lançamento do 101, em uma entrevista pra a revista Best da França,  Martin declarou : "Eu não gosto mais desta música! A maioria das minhas musicas, não são tão ingênuas..  Normalmente as arranjo, de tal forma que, elas mudam de forma inesperada, em algum ponto...Prefiro que contenham dúvidas e as descarto, quando não há possibilidade, de que em um relacionamento amoroso, algo dê errado.."



Os vídeos das duas músicas foram dirigidos por Clive Richardson.
As faixas ao vivo do EP, foram gravadas no the Empire Theatre, Liverpool, em 29 de setembro de 1984.








"Blasphemous Rumours" foi principalmente inspirado na época em que Andy e Vince frequentavam regularmente a igreja e Martin, que não era um cristão praticante e simplesmente costumava ir junto com seus amigos. 
Para ele, algumas coisas como a chamada "lista de oração" eram engraçadas, então ele escreveu sobre elas da maneira irônica de sempre :
"Nunca fui um cristão praticante e, quando você não está envolvido nisto, realmente percebe a hipocrisia e o lado engraçado das coisas..
Algo que cito com frequência, é a chamada: "lista de orações"! Todas as semanas, eles oravam pelas pessoas gravemente enfermas e, pela maioria das pessoas que, mesmo assim, morreriam...Dizendo que; "era a vontade de Deus" e: "Foram para um lugar melhor". Isto parece muito ridículo e engraçado, ao mesmo tempo...Embora eu saiba que, muita gente vai discordar.."
A banda deveria saber que algumas pessoas ficariam aborrecidas com suas observações. 
Até Andy ficou bastante ofendido quando ouviu a demo de Martin. 
Quando Martin L Gore mostrou, pela primeira vez, 'Blasphemous Rumours' e "Master and Servant" a Fletcher, este teve dificuldades em compreender as duas músicas.
Andy participou de um grupo chamado: "The Boys Brigade", quando ele ainda era criança. 
Tal grupo era muito parecido, com um grupo paroquial...


Alan e Dave tentaram defender as idéias de Martin: "A religião é um assunto mais sensível que o sexo. É preciso ter cuidado com isso. Nessa música, ela é tratada com bom gosto", disse Alan; 
Dave: "'Blasphemous Rumours' não é realmente uma música anti-religiosa. 
É claro que é uma declaração pessoal da parte do Martin." 
Dave Gahan:
"Todo este 'furor' foi causado, pela simples inclusão da palavra "blasfêmia", no título...Na verdade, recebemos uma boa resposta das associações cristãs. Que nos disseram que entenderam, o que tentamos expressar."
Alan Wilder, 1984:
"A religião é um assunto mais delicado do que o sexo.  Você tem que ter cuidado, ao abordá-lo.. Tenho assistido programas de televisão religiosos norte- americanos...Se alguém está doente, está! Tudo o que cantamos, é inofensivo, se comparado a estes programas. Os norte- americanos que reclamam de nós, deveriam reclamar destes programas!"
Martin L Gore, 1984:
"As pessoas pregam demais, até em Basildon, sabia? Elas se apegam à religião, mais por medo da morte. Não é ruim ser religioso..E acho que seria mais feliz, se acreditasse."
Andrew Fletcher, 1984:
"Eu me afastei da religião, porque estava levando uma vida muito chata! Eu queria viver ela, ao máximo e pensei: Se eu morrer amanhã, minha vida foi assim..."
No entanto, a BBC e várias estações de rádio se recusaram a tocar a música.
Martin L Gore: “Uma música de amor pode ser completamente descartável ou pode soar verdadeira. Algumas pessoas tendem a pensar que as canções de amor não devem ser tratadas com seriedade, e é apenas se você está escrevendo sobre problemas sociais que uma música se torna grave.” 
No entanto, mais tarde ele confessou:“ Eu simplesmente não posso escrever uma música pop convencional. Uma música agradável para mim está inacabada; não está contando a história completa! 
Você pode dizer que sou cínico sobre o amor nas minhas músicas e, talvez eu seja, mas acho que esse é um ângulo interessante. Caso contrário, você se tornará mundano como a maioria das músicas nas "paradas".





Fontes: 'Depeche Mode gains fans, despite its crítics', Times Staff Writer, março de 1985; 'Blasphemy Rewarded', Melody Maker, setembro de 1984; 'Stripped' de Jonathan Miller; “Black Celebration”, de Steve Malins, Entrevista no Radio WLIR, junho de 1986; Wikipedia; Veronica Bussadori (citação dos textos).

Nem preciso dizer o quanto eu "amo" esse single...
Eterna paixão por Somebody.
Faith & Devotion !!!
JeanBong13

Nenhum comentário:

Postar um comentário