quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

Dream : Livro de fotos da Michaela Olexova...

Organizar os arquivos do Depeche me trouxe uma incrível sensação de alegria" – MICHAELA OLEXOVA | ENTREVISTA

1 de novembro de 2021

Este mês, o lançamento de dois itens relacionados ao Depeche : 

Além de Imposter, o álbum do cantor Dave Gahan com Soulsavers, há um livro de fotos muito bom : DREAM, o trabalho da fotógrafa de bandas Michaela Olexova. 



David Nobakht falou com ela sobre isso.

"A coisa mais importante em minhas fotografias era capturar emoções e energia." (Michaela Olexova)

Em junho de 1988, Depeche Mode tocou para mais de 60.000 fãs no Rose Bowl em Pasadena: um show imortalizado em um filme intitulado 101 no ano seguinte por D.A. Pennebaker. 

No entanto, na mesma semana, quando o novo chefe de promoção do grupo synthpop de Essex, Mick Paterson, sentou-se para ler através dos recortes de imprensa da banda, as coisas eram menos rosadas.

Apesar da crescente popularidade do Mode em todo o mundo: "As redações da imprensa britânica foram todas muito desonestas e desagradáveis ... não havia reconhecimento do que eles estavam fazendo musicalmente", foi o que Paterson, um funcionário da Mute Records, disse ao escritor Ian Gittins para o livro Depeche Mode: Faith and Devotion.

 No entanto, os fãs que quisessem contornar tais textos,  poderiam assinar a revista Bong, que levou o nome dos prefixos do catálogo da Mute para os lançamentos do Depeche Mode.

No mesmo ano, a adolescente tcheca Michaela Olexova ficou viciada em seu álbum Music For The Masses. 

Como Olexova lembra a Buzz: "Ouvi falar pela primeira vez de Depeche Mode com um amigo na escola no início de 1988. Ela mencionou que eles iam tocar em Praga em março, o que foi um grande negócio, pois ainda vivíamos na idade sombria do comunismo e ter uma banda da Europa Ocidental era como um sopro de ar fresco. Depois da minha formatura em 1990, decidi me mudar para Praga, consegui um emprego de administrador e co-fundei um DMFanclub tcheco e eslovaco  chamado Depeche Mode Friends, onde eu estava encarregada de produzir a revista de fã clube Halo."

Em uma visita a Londres em 1991, Olexova bateu na porta da Mute Records, "para contar a eles sobre nosso fã clube e revista". Alguns meses depois, ela recebeu uma carta da direção da banda e foi convidada para o escritório do DM em Londres.

"Foi quando conheci Lynn Wood (Newcombe), que estava no comando do fã clube oficial na época. Nos tornamos amigos e comecei a vir ao escritório regularmente, ajudando com o administrador ou o grupo de fã-clubes. Eventualmente, me ofereceram para me juntar à equipe e ajudar com a revista Bong e convenções, por causa da minha experiência anterior. Foi um momento de sonho realizado e algo que venho visualizando há meses!"

Desde os 10 anos, Olexova vinha tirando e desenvolvendo suas próprias fotos. "Eu era autodidata, mas aprendi muito com meu pai e meu padrasto, pois ambos gostavam de fotografia", lembra. 

Com suas impressionantes habilidades fotográficas, não demorou muito até que ela começou a tirar fotos do Depeche para Bong. 



Além disso, ela diz: "Eu estava realmente produzindo toda a revista em Praga no final, porque ainda era muito difícil obter um visto de longo prazo para viver no Reino Unido na época. Normalmente, planejaríamos e desenvolveríamos idéias de conteúdo ao longo do ano, então eu prepararia a cópia da revista, fotos e design de cada edição em Praga e enviaria por fax para Lynn no escritório do DM para aprovação antes de enviar a arte final para Londres para impressão e distribuição.

"Eu costumava vir muitas vezes para Londres como e quando necessário ou sempre que havia uma oportunidade de entrevistar ou fotografar a banda. Se você quisesse saber o que a banda está tramando dentro e fora do palco, você conseguiria em Bong!"

 Olexova também saiu em turnê com a banda em várias ocasiões, e suas fotos combinam com o padrão de trabalho fotográfico que Anton Corbijn também estava fazendo para a banda dentro e fora do palco na época. 

"A coisa mais importante em todas as minhas fotografias foi capturar as emoções ou energia da banda porque isso fala com as pessoas mais do que qualquer outra coisa", diz Olexova.

Em 2002, Bong foi encerrada, a internet se tornou o lugar para encontrar informações relacionadas ao Depeche. 

Olexova, porém, passou a gravar o Red Hot Chili Peppers, Nitzer Ebb, REM e muitos outros para gravadoras e revistas. 

Depois de um tempo, precisando de uma mudança, ela se tornou professora de yoga depois de se mudar para Londres de Praga. Começando a sentir falta de criar e projetar coisas, ela também "criou um estúdio de design de marca e site para ajudar as mulheres a lançar seu negócio dos sonhos online".

Em 2017, Olexova foi convidada a gerenciar a página do Facebook do DM por um dia, assim como várias estrelas e devotos do DM de longo tempo.

 "Eu estava passando pelo meu arquivo de fotos e percebi que tenho mais de 1.000 fotos da banda que nunca foram totalmente digitalizadas – apenas uma pequena porcentagem das fotos foram publicadas em Bong", diz ela. "Então, quando o COVID-19 bateu e tudo desacelerou, de repente tive a chance de organizar o arquivo e isso me trouxe uma incrível sensação de alegria que eu queria compartilhar com todos os outros fãs. Além disso, faz exatamente 30 anos desde que eu apareci no Mute com a idéia de publicar um livro sobre o Depeche Mode, então que melhor maneira de celebrar seu gênio da música!" 

Foi assim que o livro Dream de Olexova tomou forma: 300 fotos desse arquivo de mil - foram listadas, com 73 fazendo o corte final para o livro.

As fotos são excelentes tanto no palco quanto fora, muitos recebendo sua primeira exibição pública. 

Dream começa com fotografias ao vivo da Exotic Tour de 1994 e termina na Exciter Tour de 2001 passando pela Singles Tour de 98. 



Fotos fora do palco se estendem de 1994 a 2001, entre elas fotos de Martin Gore relaxando com seus cães.

"As fotos foram tiradas na casa de campo de Martin em maio de 1995. Eu estava preparando minha exposição de retratos em Praga e ele gentilmente concordou em fazer uma rápida sessão de fotos comigo. Alguns meses depois, a exposição passou a receber um prêmio de melhor exposição musical do ano", diz Olexova. 


Também dentro de DREAM estão algumas fotos por trás da cena da gravação de Ultra de 1997. "Tirei fotos de Dave [Gahan] quando ele estava ensaiando para a música The Love Thieves no Rak Studios em St. John's Wood, Londres, em 1996. Era só ele no microfone e eu tirando as fotos dentro do estúdio – um momento muito especial."

Parte do lucro das vendas de cada cópia do DREAM irão para a instituição de saúde mental Mind. 

Diz Olexova: "Sempre fui socialmente consciente e acredito que nosso propósito é usar nossos dons especiais para servir e apoiar os outros, por isso foi uma decisão natural usar meu trabalho e este livro para ajudar a causar um impacto maior."


DREAM é publicado via The Baoli Ltd e está a venda desde 04 de novembro.

Preços:  

£25 (Edição Limitada - Capa Branca - Esgotada).

 £20 (Edição Standart - Capa Preta).

(+ valor de postagem)

Informações e vendas :

https://www.michaelaolexova.com/dream-book 

Uma coleção com curadoria de fotografias do Depeche Mode.

Através das lentes de Michaela Olexova, a ex-editora da revista oficial do fã-clube da banda, Bong, em 1994 - 2002.

“Esta é minha homenagem pessoal ao Depeche Mode, sua música e seus fãs. Não apenas inspiraram minha criatividade, como influenciaram significativamente minha vida e carreira. Eu queria comemorar com este livro e inspirar outros a sonhar alto e acreditar que tudo é realmente possível. ”

Texto : DAVID NOBAKHT 

Fotos : MICHAELA OLEXOVA

Tradução : JeanBong13

Propaganda e matéria na Record Collector de novembro de 2011 :



A caminho, mas, já está garantido :


Faith & Devotion !!!
JeanBong13

Nenhum comentário:

Postar um comentário