quarta-feira, 10 de novembro de 2021

Daniel Miller recebe prêmio de "Ícone A&R" no A&R Awards 2021.

O fundador da Mute Records e pioneiro da música eletrônica Daniel Miller recebeu o Prêmio "Icon A&R", no premiação da A&R Awards de ontem à noite em Londres.

O evento focado no Reino Unido, apresentado pela Music Business Worldwide em parceria com o Abbey Road Studios, aconteceu na noite desta terça-feira, 9 de novembro, em Londres.

O A&R Icon Award (apoiado este ano pelo YouTube Music) é um dos destaques da cerimônia. Reconhece um indivíduo que é considerado uma lenda do negócio musical A&R – e alguém "cujos feitos profissionais influenciarão gerações futuras".

Encaixa bem e verdadeiramente no que diz respeito a Miller.

Miller alcançou sucesso cult como artista, gravando como The Normal, particularmente com o single T.V.O.D/Warm Leatherette de 1978 – distribuído pela Rough Trade, mas lançado em uma gravadora que Miller havia criado especificamente para o projeto: Mute Records

A capa do single tinha seu endereço, e ele logo estava recebendo fitas demo de artistas de mente semelhante, incluindo Fad Gadget e DAF, ambos assinados com Mute.

Em 1980 Miller fez sua primeira contratação, o Depeche Mode. A banda se tornaria a maior história de sucesso do Mute, vendendo dezenas de milhões de discos ao redor do mundo e superando as paradas em ambos os lados do Atlântico.

Outros artistas que se beneficiaram do apoio e orientação de Miller ao longo dos anos incluem Erasure, Nick Cave, Yazoo, New Order, Wire, Goldfrapp e Moby, ao mesmo tempo em que investiram e revitalizaram catálogos importantes como os de Can, Throbbing Gristle, Cabaret Voltaire, tornando-se uma das gravadoras independentes mais bem sucedidas e icônicas do Reino Unido no processo.

Mais de 40 anos depois de Warm Leatherette, e apenas uma semana antes de receber o Prêmio Icon deste ano no A&R Awards, artistas e colegas prestam homenagem a Miller, começando com o homem que escreveu o primeiro single do Mute, o clássico electro pop de 1981 do Depeche Mode, Just Can't Get Enough.

Vince Clarke, Depeche Mode/Yazoo/Erasure: "Em primeiro lugar, Daniel é um fã de música. É por isso que, eu acho, ele se conecta tão bem com os artistas da gravadora. Ele vai assinar uma banda não pelo seu potencial de ganho, mas sim porque ele gosta da música deles. Isso é o que diferencia o Mute da maioria das outras gravadoras. "Daniel sempre foi um verdadeiro herói para mim e sou grato por toda sua orientação e amizade nos últimos 40 anos."

Jonathan Kessler, gerente da Depeche Mode: "Daniel Miller tem sido parte integrante da família Depeche Mode e uma força criativa motriz com o grupo desde os primeiros dias da banda. Durante o tempo da banda com Daniel na Mute Records, bem como depois, ele sempre forneceu uma voz guia, ouvido confiável e conselhos atenciosos que ajudaram a guiar a imagem e o som do Depeche Mode, e os ajudou a se tornar autenticamente a banda que eles são e manter essa autenticidade e integridade ao longo de sua carreira. "No nível humano, considero Daniel uma grande pessoa e amigo, e como gerente, Daniel é e sempre foi um grande aliado criativo."

Emmanuel de Buretel, fundador da Because Music: "Conheci Daniel quando era estudante, em um show da Fad Gadget e NoN. Ele me tocou uma banda jovem que tinha acabado de assinar: Depeche Mode.

"Alguns anos depois, trabalhamos juntos para desenvolver seu catálogo na França através de seu acordo de distribuição com a Virgin France. Nossa colaboração foi muito proativa quando desenvolvemos Moby, Depeche Mode, Goldfrapp e Nick Cave na França e depois na Europa. Mais tarde, enquanto eu dirigia a EMI Europe, a Virgin EMI adquiriu a Mute e eu deixei a empresa, logo depois. Senti como se estivesse traindo os grandes valores de um dos mais interessantes e inspiradores rótulos indie do Reino Unido. Daniel me ensinou A&R e diálogo de artistas. Ele sempre foi muito dedicado aos seus artistas que, em troca, foram muito leais a ele. Daniel também é um grande artista, um DJ fantástico e uma bíblia musical, ele é um símbolo para todos os criadores independentes e executivos da música."

Alison Goldfrapp: "Éramos grandes fãs de Daniel Miller o tempo todo – tanto pela música inovadora que ele escreveu quanto pelas bandas que ele montou para sua gravadora super legal, Mute. Apesar do desejo de Goldfrapp de explorar novas direções, e assim talvez ir contra o grão de um modelo mais comercial, Daniel sempre foi incrivelmente favorável ao nosso processo criativo. Ele trata cada um de seus artistas com um profundo respeito e comprometimento.

Daniel é um em um milhão, um verdadeiro ícone e um ser humano maravilhoso – e somos muito gratos por fazer parte da família Mute."

Will Gregory (Goldfrapp): "Daniel é uma combinação única de músico e gravadora. Em uma inversão muito estranha, você sabe que ele sempre tem uma ideia melhor para a sua música do que você, mas não lhe dirá a menos que você tire isso para fora dele. Sabedoria discreta é o seu estoque no comércio, e se você não pedir a opinião dele você vai perder. Qual outro chefe de gravadora lá fora é universalmente amado por todos os seus artistas?"

Eric Harle, DEF Management: "Daniel Miller era um herói meu antes de conhecê-lo pessoalmente. Sua música (como o Normal), seus artistas (especialmente DAF, Depeche Mode, Fad Gadget, Diamanda Galas, Wire, Nick Cave e Yazoo) me fizeram querer trabalhar para o Mute como o melhor e mais inovador selo do mundo na época. Quando conheci e conheci Daniel, percebi rapidamente que ele estava interessado principalmente na música e na arte em torno da música. Seu compromisso com o artista e seu amor pela música e pela arte são centrais e sempre guiam suas intenções. Trabalhar com Daniel em artistas é um porto seguro de criatividade e crença inabalável. Aprendi tanto com Daniel e estou honrado em contá-lo como amigo."

Kenny Gates, CEO, [PIAS]: "'Não existe uma prioridade (artista) no Mute. Todo mundo, todo artista é uma prioridade, de outra forma por que Mute teria assinado?'. Esta é apenas uma das muitas citações incríveis de Daniel Miller que ressoaram e me inspiraram quando eu era adolescente, antes do meu sonho de ser um licenciado Mute e se tornar realidade alguns anos depois. Desde então, aprendi tanto com o homem que tenho orgulho de chamar um dos meus mais importantes mentores e grandes amigos. O que é especial – talvez único – sobre Daniel é o fato de que ele não só descobriu, alimentou alguns dos artistas mais icônicos e influentes do mundo nas últimas quatro décadas, mas ele fez isso com estilo e generosidade. Seu ímpeto, paixão, lealdade e total compromisso com os artistas com quem trabalha é verdadeiramente inspirador. O que eleva Daniel acima de tantos de seus pares não é apenas seus inegáveis talentos como um gênio da A&R, mas o conjunto intransigente de ética que o acompanhou ao longo de sua carreira. Se você me pedisse para descrever Daniel Miller em três palavras eu diria: um verdadeiro cavalheiro.

THE A&R AWARDS 2021: TODOS OS VENCEDORES:

COMPOSITOR DO ANO – APOIADO POR DOWNTOWN MUSIC SERVICES: MNEK

PRODUTOR DO ANO – APOIADO PELA ABBEY ROAD STUDIOS: FRED GIBSON (FRED AGAIN)

CANÇÃO DO ANO – APOIADO POR HIPGNOSIS: Shivers – Interpretada por Ed Sheeran (Escrito por Ed Sheeran / Steve Mac / Kal Lavelle / Johnny McDaid)

A&R do ano: ADULTO CONTEMPORÂNEO: Jamie Nelson – BMG

A&R do ano: MÚSICA NEGRA CONTEMPORÂNEA – APOIADA PELO SPOTIFY: Colin Batsa – EGA/Virgin Music/Capitol

A&R do ano: ELETRÔNICA/DANCE: Dipesh Parmar – Ministry Of Sound

A&R do ano: POP/R&B: Joe Kentish – Warner Records

A&R do ano: ALTERNATIVA/ROCK: Tim Dellow & Toby L – Transgressive

ADMINISTRADOR DA A&R – APOIADO POR METROPOLIS STUDIOS: Ashley Forbes – EMI Records

EMPRESA DE GESTÃO (PRÊMIO DAVID ENTHOVEN) – APOIADA PELA CENTTRIP: Grumpy Old Management

EDITORA DO ANO (1) – APOIADO PELA MILK & HONEY: Sony Music Publishing

EDITORA DO ANO (2): Concord Music Publishing

SELO INDEPENDENTE – APOIADO POR PUSH LIVE: Dirty Hit

GRANDE GRAVADORA – APOIADA PELA VOLY MUSIC: WARNER RECORDS

ÍCONE A&R – APOIADO PELA YOUTUBE MUSIC: Daniel Miller

TRAILBLAZER: O PRÊMIO RICHARD ANTWI: Bello

PRÊMIO SIR GEORGE MARTIN: Alec Boateng



Fontes :

https://www.musicbusinessworldwide.com/companies/music-business-worldwide/the-ar-awards/

https://www.musicbusinessworldwide.com/daniel-miller_-what-elevates-daniel-above-so-many-of-his-peers-is-not-only-his-undeniable-talents-as-an-ar-genius-but-the-uncompromising-set-of-ethics-that-have-accompanied-him-throughout-his-care/

Faith & Devotion !!!

JeanBong13

Nenhum comentário:

Postar um comentário