sexta-feira, 20 de maio de 2022

Parabéns Anton Corbijn !!!

Hoje quem completa mais um ano, é o Anton Corbijn !
Responsável pela mudança radical do Depeche Mode, tanto em video clipes, como capas e fotos promocionais da banda !
Anton Johannes Gerrit Corbijn van Willenswaard (Strijen, 20 de maio de 1955) é um fotógrafo e cineasta holandês.


Ele é mais conhecido por ter dirigido videoclipes, como "Electrical Storm", do U2 em 2002, "Personal Jesus", "Strangelove" e "Enjoy the Silence" entre tantos outros do Depeche Mode a partir de 1986, "Headhunter" (1988) e "Tragedy for You" (1991) do Front 242 em 2002 e "Heart-Shaped Box" do Nirvana em 1993 - além de "Salvation" de Roxette e "Talk" e também uma versão do clipe "Viva la Vida" em homenagem a Enjoy The Silence.
No cinema, Corbijn dirigiu o filme Control, de 2007, sobre Ian Curtis, o vocalista da banda britânica de rock Joy Division, além de The American em 2010 e O Homem Mais Procurado em 2014.
Corbijn também fez alguns trabalhos como fotógrafo para capas de discos, por exemplo, a foto da capa do álbum Vienna do grupo Ultravox, para o Metallica e as fotos do U2 no encarte do álbum The Joshua Tree, são dele.
A partir do final dos anos 70, o NME (New Musical Express), com sede em Londres, um jornal semanal de música, apresentava seu trabalho regularmente e muitas vezes apresentava uma fotografia sua na primeira página. 
Uma dessas ocasiões foi um retrato de David Bowie nos bastidores em Nova York em sua peça The Elephant Man em nada mais do que uma tanga. 
Nos primeiros anos da The Face, uma revista mensal de estilo de vida/música pós-punk, com sede em Londres, Anton Corbijn era um colaborador regular. 
Ele fez seu nome trabalhando apenas em preto e branco. Em maio de 1989 ele começou a tirar fotos em cores usando filtros: sua primeira tentativa foi feita para Siouxsie Sioux.
Entre 1998 e 2000, em colaboração com a pintora Marlene Dumas, trabalhou em um projeto chamado "Stripping Girls", que teve como tema os clubes de strip e peep shows de Amsterdã; enquanto Corbijn mais tarde exibiu fotografias, Dumas tirou Polaroids que ela usou como fontes para suas pinturas.
Corbijn fotografou capas de álbuns para o U2, trabalhando com o designer de capas Steve Averill e Peter Hammill, Depeche Mode, The Creatures (a segunda banda de Siouxsie Sioux), Nick Cave, Bryan Adams, Metallica, Therapy?, The Rolling Stones, Bon Jovi, The Killers, Simple Minds, R.E.M., The Bee Gees, Saybia e Moke. 


Em entrevista de 2012 em que Martin Gore fala sobre Anton:
"Anton trabalha conosco desde 1986 e fez quase todos os vídeos que filmamos. Antes de Anton, as pessoas só nos consideravam uma banda pop e tê-lo na fotografia e direção de nossos vídeos nos ajudou a remover esse rótulo! 
Isso é o que queríamos, embora seja verdade que Anton é muito rigoroso e sério com o seu trabalho. Ele é uma pessoa com um grande senso de humor, porque nos faz rir muito"




Foto making of "Useless".



Essa foto é dos bastidores da filmagem do "Spirits In The Forest".





Fotos making of "Barrel Of A Gun".



Foto making of "Enjoy The Silence" 


Esta foto é de Anton Corbijn do lado de fora do Pasadena Rose Bowl com Martin Gore em 17 de junho de 1988 no dia da passagem de som para o 101º show da turnê "Music For The Masses" que aconteceu no dia seguinte, 18 de junho de 1988.


Esta foto é Anton Corbijn no Pasadena Rose Bowl em 17 de junho de 1988 no dia da passagem de som para o 101º show da turnê "Music For The Masses" que aconteceu em 18 de junho de 1988.





Fonte : Wikipedia & JeanBong
Citação de texto : Vanessa Bussadori
Faith & Devotion !!!
JeanBong13

2 comentários:

  1. PARABÉNS ! Aqui Dani Marzano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dani...
      Sim, Parabéns para Anton ! Um colaborador importante para o sucesso do DM !!!
      Faith & Devotion !!!

      Excluir