segunda-feira, 6 de março de 2023

Depeche Mode Brasil - A Página - Mais De Duas Décadas De Dedicação Ao Depeche Mode.


      Um pouco da História sobre a página brasileira "Depeche Mode Brasil" e os meios de comunicação entre os fans do Depeche, dos anos 80 à atualidade.


      A idéia original, partiu do Bacalhau, em meados dos anos 90.
      Pouco tempo depois do show do Brasil, em 94, ele me procurou fazendo uma visita, porque ficou sabendo da coleção e queria ver de perto.
      Eu, fan declarado desde 1984 (entre 82-83 escutei, mas era apenas uma banda que eu gostava), quando toda a comunicação era feita por carta, demorando meses para conseguir uma resposta, uma matéria, uma revista importada, um material diferente. 


      Nos anos 80, a revista alemã Bravo, demorava entre 6 a 8 meses para chegar aqui, tudo sempre foi muito atrasado no Brasil.
      Com o tempo, fiz contatos com fans clubes de Londres, Portugal e o de Goiânia, do Adilson Mode.



      Mostrei o material que tinha e conversamos muito, trocamos informações e entre 96-97 (aproximadamente), ele começou a montar a "estrutura" do que seria a página brasileira do Depeche Mode.
      Originalmente postada no site "geocities", tenho aqui, alguns registros, com datas de fevereiro/março de 1998 (mas lembro que foi ao ar, um pouco antes disso), a página teve o Bacalhau como Web Master, eu (Jean) e o Sanderson, como colaboradores fixos.





      Nesse período era complicado postar o material, além de demorado, era preciso esperar para ter certeza do que seria falado, porque tudo era muito lento nas redes, tanto informações, como uploads !
(ainda mais complicado para editar : antes da própria página, eu colaborei muito com zines... e era tudo feito manualmente, colagens, xerox, etc... mas, sempre divulgando o Depeche Mode ! 
      Colaborei também com alguns textos para o Ultra Mode Zine, Velvet Zine, entre outros).





      Na época dos Zines, ao lado do Marcelo Pastel, íamos lançar um cd tributo ao Depeche Mode brasileiro, mas que foi cancelado pela dificuldade em conseguir liberar os direitos autorais. 
      Inicialmente chamado de "Industrial Songs Of Devotion" (gravado em 1999), que depois tornou-se "Celebration & Devotion" (em 2001, quando tentamos oficializa-lo).






      A Depeche Mode Brasil foi ampliando, tendo novos colaboradores também, principalmente no setor de letras traduzidas...
      Não posso garantir datas, mas o registro definitivo do nome "Depeche Mode Brasil", aconteceu entre 2002/2003.






      Já com uma estrutura melhor e mais fácil de ser encontrada : www.depechemode.com.br
      Paralelo à ela, fiz também a minha página entre 2000/2004 (JeanBong13), mas acabei abandonando o projeto, para me dedicar a minha loja (Laser Express), e também para contribuir com as páginas : a do Luis Fernando do RS, Do All75 do PR, do Jadir Lee de SP, do Enock de Recife, entre outras.



      Uma das coisas que sempre gostei : apoiamos todos os eventos em que o DM estivesse envolvido. Desde festas especiais para os fans, a shows de bandas covers e tributos. Sem nunca pedir um centavo sequer pela divulgação, simplesmente por estar divulgando o Depeche Mode junto. Isso acontece até hoje.


      A página da DM Brasil, foi e é importante nesse período, simplesmente por manter a "chama acesa" nesse fase em que a internet, começava a engatinhar no país. (alguém hoje em dia, ainda lembra da "conexão discada" da internet ??? kkkk)
      Independente como sempre, mantivemos sempre a página ativa e atualizada.
      O site "Collectors Room" em 2010, me procurou para uma entrevista, para falar sobre a banda e a coleção (o editor não se conformava da banda ter mais de 70 singles diferentes (incluindo as partes 1,2,3 e promos). Foi uma matéria bem elogiada, pois acabei falando sobre eles e também sobre o mercado fonográfico da época.
      Seguem alguns scans porque a entrevista foi bem longa.




      Dois dos fatos mais importantes, sem dúvida, foram :
      Apoiar e divulgar a vinda do Recoil para SP em 10/11/2010. O show do Recoil, teve como "começo de tudo/inspiração" um vídeo dos fans feito em minha casa, num dos encontros DM que tivemos aqui. 
      Um sonho realizado, num projeto/staff de 15 pessoas.


      E poder trazer o Andy prá SP em 14/10/2011, pois a vinda dele inicialmente era somente para um evento fechado no RJ. Depois de alguns contatos entre RJ e SP, conseguimos fechar uma noite para SP. (Agradeço à todos que ajudaram, mas na parte SP : minha gratidão ao Luis Henrique, que ajudou bastante a desenrolar os problemas).


      Para o Dj Set do Andy vendemos ingressos, divulgamos e conseguimos um meet & greet na faixa, para aproximadamente uns 20 devotos.


      Foram duas oportunidades muito especiais para os fans.
      Em 09/06/2013 : apoiamos a idéia de divulgar o nome da DM Brasil, no Facebook , os fundadores : Ly Gore (que entrou em contato pedindo para usar o nome da página), Jadir Lee e Paulo Henrique. Que apostaram nessa mídia social. E estão diretamente ligados à página.
      Em 2013 publicamos alguns perfis de fans brasileiros, contando seu envolvimento com o Depeche Mode, o que lembra muito o que foi feito com os fans mundiais na página oficial em 2017/2018, chamado de "Takeover".


      A Depeche Mode Brasil em 2014, lançou um selo de postagem dos correios, em comemoração a Delta Machine Tour, remetendo a "época em que se trocava correspondências com selos", para soar como algo "retrô" mesmo. Uma edição pequena, dedicada para os fans, que ao longo da trajetória da banda, souberam como era esse período entre 1980/2000 : comunicação por cartas !


      Uma breve pausa no período entre 2015/2016, mas voltei, agora sozinho e com tudo em 2017, inclusive anunciando a tour da Global Spirit Tour no Brasil !!!


      A página está sendo reconstruída aos poucos e lentamente, num formato mais simples e direto.
      Entre 2017 e 2018, para a comemoração desse evento tão importante, foram lançados alguns itens de divulgação que servem como uma recordação para o show deles no Brasil, 24 anos depois da tour "Exotic Tour - Summer Tour" (em 04 e 05 de abril de 1994), são eles : uma bandeira, um chaveiro e 3 modelos de bottons.




     Estamos em 2018, e Juliana Souza (que colaborava no Facebook), criou o Instagram da DM Brasil), tendo como parceria o Paulo Henrique.
     Eu fiquei administrando a página brasileira e os dois se dedicaram às redes sociais.  
     Em 27/03/2018, o Depeche Mode voltou ao Brasil, e com um show "sold-out" e transformou  mais de 24.180 fans no estádio, num grande encontro de amigos e uma festa linda para recebermos a banda, como realmente mereciam.

     Depeche Mode Brasil : Mais de 20 anos de Faith & Devotion !!! 
     Muito obrigado à todos que sempre apoiaram e incentivaram para que a chama "Depeche Mode" nunca apagasse...
     

      Para comemorar um ano após o show do Depeche Mode no Brasil, com a Global Spirit Tour, em 27/03/2019, foi compilado, editado e lançado o DVD : 108 GST Live SP 2018, um show para ficar na História do DM no Brasil.
     A idéia foi abraçada pelos fans : DN, Pablo Santos Silva, Joel Manzonni e JeanBong13.
     Um dvd feito com muito carinho, por fans para fans.


     Uma lembrança única !
     Só posso agradecer aos amigos que cederam as imagens e ao grupo que realizou essa edição :
Gratidão Eterna ! 

Essa página sempre será dedicada ao Depeche Mode e a todos seus fans !!!
Faith & Devotion !
JeanBong13

4 comentários:

  1. Excelente matéria. Um exemplo de amor e dedicação a banda. Você é uma inspiração para todos nós Devotos.
    Parabéns Bong.
    Abçs!!!

    ResponderExcluir
  2. Ok Marcos... eu que agradeço a vocês, por estarem sempre apoiando a gente...
    Faith & Devotion
    JeanBong13

    ResponderExcluir
  3. Sensacional, Jean. Eu venho esperando pra ir ao show deles desde que vi um programa que passava aos sábados à noite na então TV Bandeirantes, o "Hollywood Rock in Concert", com o show da 101 no Pasadena Rose Bowl. Isso foi em 1990... que expectativa. Abraços e obrigada por compartilhar tanta informação valiosa aqui na página. Eu fiquei um tempo sem acessá-la, mas agora, com a proximidade do show, voltei, pois estou ligada em tudo que vem sendo publicado aqui e nas páginas "coligadas" no Facebook. Abraços e bom show pra nós!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jaciara... nem me fale, eu lembro da transmissão da Band. O show foi espetacular, espero que tenha gostado. Fiz uma matéria também falando sobre o show. Faith & Devotion. Abçs.

      Excluir